terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escolhendo ovos

É incrível como os ensinamentos hereditários nunca se esgotam. Coisas que aprendemos quando crianças com nossa mãe, avós, tias, vizinhas. E muitas vezes elas só vem fazer sentido de verdade muito tempo depois, quando já temos idade, maturidade e olho para entender. Não é bem "o" verdadeiro sentido, mas sim o sentido oculto por baixo de um ensinamento comum.

Lembro de quando eu ia à feira, quando pequena, acompanhar minha mãe ou alguma vizinha. Uma coisa que eu achava fabulosa, me deixava absolutamente encantada, era como elas sabiam escolher ovos.

O ovo é essencial na cozinha, é o próprio germe da vida, e portanto, um alimento muito usado na cozinha mágica. ( Perdoem-me os veganos!)
É ele quem emulsifica, liga, engrossa a receita. Usar ovos bem fresquinhos é muito importante.
Hoje em dia, vamos ao mercado, compramos a caixa, observamos a data de validade.

Devemos pensar em segurança em primeiro lugar:
Use ovos com data de validade.
A bactéria salmonela pode entrar nos ovos através de rachaduras na casca, portanto, compre apenas ovos com cascas limpas e perfeitas.
Lave as mãos antes e depois de pegar na casca dos ovos.
Os idosos, pessoas doentes, grávidas, bebês e crianças são mais vulneráveis aos riscos da salmonela. Eles devem evitar ovos crus e pratos que os contenham.
É importante cozinhar ou assar bem qualquer prato que leve ovos – o calor destrói a salmonela.

Como guardar ovos:
Coloque os ovos na geladeira logo que os comprar.
Conserve os ovos na caixa longe de alimentos com cheiro forte.
Guarde os ovos com a ponta para baixo para manter a gema centralizada.
Claras e gemas separadas ou ovos inteiros sem casca devem ser guardados na geladeira em recipientes hermeticamente fechados. As claras duram 1 semana, gemas e ovos inteiros até 2 dias.
Qualquer alimento que contenha ovos crus deve ser consimido em 2 dias.
Ovos duros que foram cozidos com casca duram até 1 semana.

Vida de bruxa urbana é fácil!!

Tem até aquela velha dica que podemos usar antes de usar ovos nas receitas, para saber se o ovo está mesmo fresquinho: (aquela do copo de água)


Porém, embora hoje em dia seja difícil manter o hábito de ir a feira toda semana, escolher com calma os produtos, optar pelos produtos orgânicos e tudo o mais, ( e acho até que tudo isso é falta de costume, perdemos esse hábito, mas com um pouquinho de boa vontade é possível sim arrumar tempo para um passeio semanal na feira!) eu nunca esqueço a magia das idas à feira quando era criança!

E esses dias lembrei da lição de como escolher ovos. Para mim era um grande mistério, afinal me pareciam todos iguais. Mas eu via as mulheres mais velhas pegarem um por um, olhar, virar, pesar na mão, cheirar, avaliar e escolher, esse sim, está fresquinho, esse não, esse tem pintinho... Eu perguntava, queria saber o segredo, como elas podiam saber?? Elas falavam de peso, de cor, de aspecto, mas no fim revelavam o segredo, que na época eu não podia compreender: é preciso ter olho. Occhio di strega.

E, quando você entende e consegue enxergar como uma strega, aí não são apenas os ovos que vc consegue decifrar. Passamos a ver tudo o que está por baixo das cascas.
Incluindo aí as pessoas. As pessoas as vezes tem lindas cascas, mas não estão frescas por dentro, suas almas não são puras. E aí, não servem prá receita da minha vida.

Acho engraçado como as pessoas sentem necessidade de ter um milhão de amigos, tem medo de ficarem sozinhas e não conseguem ficar em silêncio. Quem é assim, pode ter a casca mais bela, mas é oco por dentro.Que Ceres possa nos ensinar a escolher os melhores ingredientes para a nossa vida!!
 Grazie per insegnamenti e le lezioni, stregas de  mia vita! 


Um beijo com o avental todo sujo de ovo! ♥ :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário