sábado, 26 de maio de 2012

"Entheós", cheios de Deus



Qual a origem da palavra 'entusiasmo'?

Segundo o livro "Palavras e origens":

'em grego, enthousiasmos significa "possessão divina". Os antigos gregos assim chamavam o estado de ânimo do sacerdote durante seu contato com a divindade. Inspirado pelo poder do alto, o homem se sente invadido pela força sobrenatural.

O entusiasmo consiste, portanto, em abrigar um deus dentro de si. O termo grego é composto por en ("dentro") + theos ("deus"), mais a terminação "asmos", presente em outras palavras como "marasmo" e "pleonasmo".

O estado de exaltação do poeta ou do artista em seus momentos de intensa criatividade, seu arrebatamento, paixão e ardor também são fruto, segundo uma visão aberta ao transcendente, desse contato com o divino. '

Acho isso muito lindo e também muito sério... banalizamos as palavras e, aos poucos, elas se afastam de seus sentidos originais... Não é, portanto, qualquer alegria, realização ou motivação que pode ser expressa pela palavra 'entusiasmo'. Ela deve ser reservada, como algo sagrado, para aqueles momentos de arrebatamento divino. ;)
Lembrem-se sempre: as palavras ditas tem poder, e saber usar o dom das palavras (Ajudem-nos, Apollo e Mercúrio!) é uma grande magia.

Beijinhos á todos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário