sábado, 2 de junho de 2012

Arcanos Maiores e as Virtudes

Não sei se com vocês foi assim também, mas quando comecei à estudar e me aproximar do tarot, primeiro procurei criar intimidade com os Arcano Maiores, e só depois (bastante tempo depois, aliás) comecei à me aventurar pelos Menores. Acho que é uma forma natural, afinal, os Maiores são em menor número ( 22 cartas, e os menores são 56), o que facilita o entendimento à princípio. Depois, com o tempo e a intimidade, fui aprendendo à lidar com os Menores, fiz cursos, li bastante... E eles são maravilhosos, pq abrem um leque infinito de possibilidades nas leituras e meditações, pois representam muitas nuances da vida humana... e, junto com os Maiores, temos um infinito número de combinações que pode dar conta de praticamente todos os aspectos e situações de nossa vida, comum, cotidiana e também espiritual.

Porém, venho sentindo que, às vezes, quando a vida comum, cotidiana, está boa, tranquila, sem muitos problemas que 'suguem' a atenção, a meditação só com os Arcanos Maiores é muito válida, pois eles se referem aos grandes Arquétipos e as grandes Virtudes do Homem ( ai, que medo... não sou psicóloga nem filósofa, e não quero me apropriar erroneamente de termos técnico científicos, mas enfim, acho que deu para entender o que eu quis dizer... #assim espero!).

E quando o cotidiano permite que o pensamento se eleve... podemos nos aproximar dos grandes pensadores, Platão, Sócrates, Aristóteles, Kant, Hegel... E as Virtudes, das quais fala Platão, estão representadas no tarô.
Força, Temperança, Justiça... e Prudência (seria esta ultima o Enforcado? ou o Eremita?).
Enfim, agradeço aos Deuses por ter um respiro, por poder 'gastar' meu tempo, pensando nas palavras e olhando as imagens que os Grandes Mestres Antigos nos legaram....

Nenhum comentário:

Postar um comentário