sábado, 9 de junho de 2012

Magia e Geografia

Eu sou estudante, faço graduação em Geografia. Uma disciplina polêmica, muito antiga, muito crítica e, devo dizer, essencial. A Geografia é sutil, porém ela está em tudo, o tempo todo. Nem todos conseguem perceber sua importância e influência, porém ela está aí, implícita em tudo.
Sou também bruxa, aprendiz, estudante, interessada, em busca. Um dos chavões que sempre se repete em Geografia é que, apartir da Revolução Industrial (Inglaterra, séc XVIII), as relações entre o Homem e a Natureza foram progressivamente se alterando, se alienando, até chegarmos a um ponto de separação total da Natureza, onde o Homem não se vê mais como um ser natural. (Ajudados ainda nesse ponto pela religião cristã, leiam lá no Gênesis como Deus 'dá'  ao Homem recém criado o 'domínio' sobre a Natureza). Isso especialmente no Ocidente, vamos esclarecer. Em outros lugares do mundo tivemos processos diferenciados, claro, afinal o mundo é uma bola gigantesca, às vezes é preciso ser um pouquinho reducionista, simplista para analisar alguns processos, mas sempre tendo em mente que estamos 'recortando', escolhendo alguns aspectos e que nossa análise não define nada, não encerra nenhuma verdade absoluta e nem explica tudo, pliiiiiis!

Bom, paradoxo à vista... ou não. Um geógrafo pode ser visto como um Homem que busca compreender como se dão as relações entre homem e natureza, e busca, talvez, resgatar novamente a conexão. ( Uma missão à se cumprir antes que o mundo acabe!). Um bruxo também pode ser descrito da mesma forma.

(O Geógrafo, de Vermeer, infos aqui)
Vejam só como o geógrafo olha atentamente pela janela... que pode ser uma janela real, concreta, ou a janela da alma...

Bom, uma coisa que vejo bem pouco nos livros e estudos de Bruxaria Natural é sobre os aspectos geográficos da Magia. Tenho pensado muito nisso ultimamente. Claro que sempre ouvimos falar sobre a Roda da Medicina, por exemplo, ou sobre qual elemento se relaciona a qual ponto cardeal e tal, mas isso é raso, é clichê. Tem mais, muito mais nesse balaio. Espero descobrir, 'escavar', encontrar grandes chaves e segredos nesse mágico caminho que é a Geografia.

Por enquanto, leiam só esse trecho de um post retirado do blog Temraig, um blog super bom sobre Reconstrucionismo Celta, que me deixou, mais uma vez, muito instigada à pensar sobre Magia e Geografia.

"Jane Webster[xi] nos fornece um dado interessante quanto à orientação dos espaços sagrados, afirmando que muitos locais de culto Celtas possuíam entradas voltadas para o leste e que Posidonius diz que os Keltoi reverenciavam seus deuses se voltando para a direita. Essas informações nos diz muito sobre a importância da orientação espacial e simbólica na questão ritual, revelando que a natureza física dos locais de foco ritual eram parte das condições de escolha e construção dos espaços sagrados, mas questões muito mais sutis, relacionadas a referências solares e posicionais e a própria especificação dos locais como propícios à orientação, também deviam ser levadas em conta no estabelecimento de um local de culto." ;)

And that's it's me, looking for... ♥

Baci per tutti!!
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário